Ensaios Lineares

  • 2024
  • Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro

Comecemos pela quina da sala. O trabalho Entroncados Canto VI perturba os fundamentos da arquitetura. Quando Ana Holck decide pelo encontro de duas paredes, ela ocupa uma posição por milênios preenchida pelas pilastras, as quais, segundo o vocabulário arquitetônico clássico, são encimadas por capiteis. Na gênese da arquitetura ocidental está o capitel da ordem jônica caracterizado pelo par de volutas: tais formas não são adornos, mas advêm de séculos de aprimoramento geométrico dos helênicos para o encontro das proporções áureas de decrescimento do raio do círculo, objetivando uma espiral mais perfeita do que a encontrada em um caracol na natureza. Um tanto empiricamente, ou talvez pelo subconsciente, Holck desmesura esse modelo geométrico. O cânone arquitetônico de busca do perfeito equilíbrio da forma é rechaçado na sua combinação de porcelana e aço inox. Seus Entroncados são fitas contínuas, porém distorcidas na vitória da força centrífuga sobre a centrípeta. Ao lançar paraboloides assimétricas sobre o espaço, desestabiliza-se a harmonia entre as partes tão almejada desde a Era Clássica até a Modernidade na arquitetura.

[Francesco Perrotta-Bosch]

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